Skip to content

Benadryl para gatos: indicações e efeitos colaterais

Benadryl para gatos

Muitos humanos tomam Benadryl para reações alérgicas sem pensar duas vezes e a droga se tornou popular até mesmo para uso com cães, mas este medicamento é seguro para o seu amigo felino? 

Como anti-histamínico, Benadryl é simplesmente o nome comercial da droga. O ingrediente ativo, difenidramina, é o mesmo nas versões de marca e genéricas do medicamento.

Embora Benadryl seja considerado um medicamento sem receita e não exija uma receita válida para humanos, ele pode ser usado com segurança por felinos sob a supervisão de um veterinário. 

Dito isso, você deve sempre consultar o veterinário antes de dar a seu gato qualquer medicamento humano, pois eles podem ter alguns efeitos colaterais graves quando não administrados corretamente.

Usos de Benadryl para gatos

Quando se trata de alergias a gatos, Benadryl é mais frequentemente prescrito para reações cutâneas alérgicas ou com coceira, reações vacinais ou picadas de insetos. O veterinário também pode permitir o uso de Benadryl como um sedativo suave para o seu gato durante uma viagem.

Os anti-histamínicos neutralizam a histamina, uma substância química liberada durante uma reação alérgica que causa inflamação e coceira. 

Quando as histaminas se ligam aos receptores H-1 nos pequenos vasos sanguíneos e músculos lisos, os vasos se dilatam causando inflamação e coceira, enquanto os músculos ao redor das vias aéreas se contraem – resultando em dificuldades respiratórias. A difenidramina em Benadryl atua bloqueando os receptores H-1.

Administração de Benadryl para gatos

Se oveterinário prescrever Benadryl para seu gato, pergunte se ele pode fornecer uma versão líquida do medicamento. 

Usar uma seringa e Benadryl líquido é normalmente a maneira mais fácil de administrar uma dose por via oral ao seu gato. 

No entanto, muitos gatos se recusam a tomar o medicamento se não gostarem do odor ou sabor. Nesse caso, pergunte ao veterinário sobre uma farmácia de manipulação.

As farmácias de manipulação podem dar sabor ao medicamento com o líquido de frango, peixe ou outro sabor que possa ser mais atraente para o seu gato. 

Se o veterinário prescreveu comprimidos, eles também podem ser aromatizados por uma farmácia de manipulação. 

Você também pode tentar misturar o medicamento, líquido ou comprimido, com a comida do seu gato para ver se ele vai ingerir durante a refeição.

Ao dar a seu gato qualquer tipo de medicamento, certifique-se de seguir as instruções do veterinário explicitamente. 

Preste muita atenção ao tamanho de cada dose e suas frequências e administre o medicamento pelo tempo instruído, mesmo que os sintomas se dissipem. 

Interromper a medicação antes do tempo pode aumentar o tempo de recuperação do gato ou causar uma recaída.

Efeitos colaterais do Benadryl

Mesmo quando você segue as instruções doveterinário para administrar Benadryl ao seu gato, os seguintes efeitos colaterais podem ocorrer:

  • Sonolência ou sedação;
  • Hiperexcitabilidade;
  • Boca seca;
  • Diminuição da urina;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite.

Se o seu gato sentir algum dos efeitos colaterais acima enquanto estiver tomando Benadryl, notifique o veterinário para mais instruções. 

Se muitos medicamentos forem administrados, as sobredosagens podem causar convulsões, coma, dificuldade em respirar ou até morte. Essas complicações ilustram por que é extremamente importante seguir as instruções de um veterinário.

Você também deve ter cuidado se o seu gato estiver tomando outros medicamentos. Certifique-se de que seu veterinário está ciente de outras drogas que seu gato está tomando, pois ele pode ter interações conhecidas com os seguintes:

  • Depressores do sistema nervoso central – usados ​​para tratar a ansiedade em gatos.
  • Amitraz – usado como método de prevenção de carrapatos.
  • Furazolidon – prescrito como um agente antibacteriano.
  • Selegilina – usada para tratar disfunção cognitiva ou senilidade.
  • Epinefrina – tratamento para anafilaxia, uma reação alérgica grave e súbita.
  • Heparina de sódio ou cálcio – Usada para tratar doenças associadas à coagulação do sangue, como coagulação intravascular disseminada e doença tromboembólica.
  • Varfarina sódica – prescrita para tratar e prevenir coágulos sanguíneos.

Se você está atualmente administrando qualquer um dos itens acima ao seu gato, o veterinário deve ser capaz de sugerir outra solução para alergias em gatos. 

Como acontece com todos os medicamentos, tenha cuidado e discuta quaisquer preocupações com o seu veterinário. Isso ajudará a garantir que seu gato receba os melhores cuidados possíveis.

E então, tirou suas dúvidas sobre a administração de Benadryl para gatos? Se ainda tiver dúvidas de algum informação do texto, deixe um comentário. E aproveitando a visita ao nosso blog, leia também: