Skip to content

Alergias em gatos: alérgenos mais comuns em gatos

Alergias em gatos

Assim como humanos e cães, os gatos podem desenvolver reações alérgicas à comida e ao ambiente. Isso acontece quando o sistema imunológico do gato é especialmente sensível a determinadas substâncias do dia-a-dia e começa a considerá-las prejudiciais.

Embora essas substâncias sejam comumente usadas em muitos ambientes e não representem nenhuma ameaça para a maioria dos animais, um gato com alergia terá uma reação extrema a elas quando seu corpo tentar se livrar desses alérgenos.

Neste artigo, vamos falar sobre alergia em gatos e mostrar os alérgenos mais comuns nesses bichinhos tão amados por nós. Acompanhe!

Sintomas gerais de alergia em gatos

Seu gato pode desenvolver um ou mais dos seguintes sintomas de alergia se estiver tendo uma reação alérgica, incluindo:

  • Tossir, espirrar ou chiar;
  • Pele com coceira e aumento dos arranhões;
  • Olhos marejados;
  • Coceira nas costas ou na base da cauda, ​​ocorrendo mais comumente em alergias a pulgas;
  • Vômito e diarreia;
  • Orelhas com coceira ou infecções de ouvido;
  • Ronco causado por uma garganta inflamada;
  • Inchaço nas patas.

Alérgenos comuns para gatos

Seu gato pode desenvolver alergias a uma série de itens em seu ambiente, incluindo:

  • Grama, mofo, pólen, poeira, árvores ou ervas daninhas;
  • Comida;
  • Pulgas e produtos para controle de pulgas;
  • Materiais de limpeza;
  • Fumaça de cigarro;
  • Medicamentos;
  • Perfumes;
  • Tecidos;
  • Materiais de borracha e plástico;
  • Produtos de limpeza.

Alergias alimentares mais comuns em gatos

As alergias alimentares em gatos são responsáveis ​​por cerca de 10% de todas as alergias presentes em felinos. É a terceira causa mais comum de alergia após as alergias à picada de pulga e atopia (alergias inalantes) e é responsável por 57% da coceira e coceira encontradas em gatos.

Os agressores mais comuns de alergia alimentar para gatos incluem carne, milho, cordeiro, soja, laticínios e glúten de trigo.

O diagnóstico de alergias em gatos com causas alimentares é bastante simples. Assim que todas as outras causas, como atopia, picadas de alergia a pulgas e infecções por fungos ou bactérias forem eliminadas, o veterinário fará um teste alimentar.

O teste alimentar para gatos com alergia consiste em alimentar seu felino com uma nova fonte de proteína e carboidratos por 12 semanas. 

Uma nova fonte de alimento contém proteínas e carboidratos que seu animal de estimação nunca comeu antes, incluindo pato e batata ou veado e batata.

É fundamental que esses sejam os únicos itens que seu gato coma por 12 semanas, o que significa que você não deve alimentá-lo com guloseimas ou medicamentos palatáveis.

Além disso, seu gato não deve andar do lado de fora, pois pode entrar em restos de comida ou lixo.

Embora não existam curas para as alergias alimentares, o melhor tratamento é evitá-las. Assim que os ingredientes agressores forem identificados por meio de um teste alimentar, eles serão completamente eliminados da dieta do seu animal de estimação.

Atopia em gatos

Outro tipo de alergia prevalente em gatos são as alergias de pele. Um gato que sofre de atopia terá uma miríade de problemas de pele e coceira.

Os principais culpados de alergias cutâneas em gatos incluem árvores, grama, pólen de ervas daninhas, tecidos como náilon ou lã, produtos lácteos, poeira doméstica e ácaros e picadas de pulgas.

Depois que o gato inala, ingere ou entra em contato com um desses alérgenos, seu sistema imunológico produz uma proteína chamada IgE. 

Essa proteína se fixará nas células localizadas na pele. Quando esse apego ocorre, ele libera uma variedade de produtos químicos irritantes que fazem seu animal de estimação coçar.

A maioria dos tipos de alergia atópica são alergias sazonais. Seu gato pode ser alérgico a certos tipos de pólen e só apresentar sinais e sintomas alérgicos em certas épocas do ano. Outras vezes, a alergia será ambiental e afetará seu animal de estimação durante todo o ano.

Um diagnóstico definitivo será feito por exame intradérmico ou de sangue ou eliminando coisas individualmente do ambiente do gato até que o alérgeno seja identificado.

Existem várias maneiras de tratar a atopia em gatos, incluindo terapia tópica, usando uma cobertura de plástico sobre suas camas, trocando os filtros do forno regularmente, usando desumidificadores, evitando rações empoeiradas e medicamentos orais.

Tratamentos de alergias em gatos

Embora não haja cura disponível neste momento para alergias em gatos, há uma variedade de maneiras pelas quais você pode tratar seu bichano para que ele possa levar uma vida normal e confortável.

A prevenção é a melhor forma de tratar as alergias do seu gato. Ao remover os alérgenos do ambiente, você pode evitar que seu gato tenha uma reação alérgica. 

Manter as áreas do seu gato sem poeira, aspirando e limpando a roupa de cama, usando uma cama sem poeira e obtendo um purificador de ar pode ajudar significativamente se o seu gato for alérgico a poeira.

Se o seu gato é alérgico a certas coisas que não podem ser removidas do meio ambiente, como o pólen, o veterinário pode prescrever cortisona ou esteróides, anti-histamínicos ou sugerir um suplemento de ácidos graxos.

Agora que você já sabe quais os principais alérgenos que causam alergias em gatos, continue lendo os artigos a seguir: