Skip to content

Os gatos podem tomar Benadryl? O Guia Definitivo!

Benadryl para gatos

Muitas pessoas são alérgicas a gatos, mas você sabia que os gatos também têm alergia? Como os humanos, os gatos com alergias apresentam coceira na pele. No entanto, a coceira no gatinho é muito agressiva, podendo causar lesões e irritações.

Um dos tratamentos mais comuns para gatos com coceira na pele é um medicamento anti-histamínico chamado Benadryl (difenidramina). 

A dose é muito mais baixa para gatos do que para pessoas. Por essa razão, você não deve administrar sem a orientação do veterinário quanto a dose. Com acompanhamento médico, o Benadryl para gatos tem muitos benefícios.

Se você já tomou Benadryl para alergias, sabe que ele deixa a pessoa mais sonolenta. É por isso que Benadryl é tão útil para gatos em viagens longas – especialmente gatos que ficam enjoados no carro.

Se você acha que Benadryl pode ajudar com as alergias do seu gato ou em viagens, verifique sua indicação com um veterinário. Como nem todos os tipos de Benadryl são iguais e alguns contêm ingredientes que podem causar efeitos colaterais em gatos, é sempre melhor garantir que a dose seja segura.

Se você quer saber mais sobre Benadryl para gatos, continue acompanhando este texto. Vamos falar sobre as indicações, benefícios e outras informações úteis.

O que é Benadryl?

O Benadryl® é um anti-histamínico, cujo ingrediente ativo é a difenidramina, que é vendida como medicamento genérico. Vendido sem receita, o Benadryl pode ser seguro ou não para gatos, depenendendo dos tipos encontrados no mercado. Por isso, como já foi dito, a orientação do Médico Veterinário é importante ao dar Benadryl para gatos.

O que acontece é que para a maioria dos gatos uma dose baixa de Benadryl é um remédio popular para alguns dos problemas de saúde mais comuns; como:

  • Coceira na pele;
  • Alergias sazonais;
  • Reações alérgicas a pulgas ou picadas de insetos; e
  • Ansiedade ou enjôo durante a viagem.

Qual a dose segura de Benadryl para gatos?

Se você der Benadryl em excesso ao seu gato, ele pode sofrer uma overdose e até morrer. Sempre converse com um veterinário antes de dar Benadryl para gatos. 

A dose “segura” é muito mais baixa para gatos do que para pessoas, então você pode precisar interromper a pílula ou comprar um produto específico para gatos. 

A dose dependerá da idade do felino, peso corporal e saúde geral. Por exemplo, gatinhos e gatos idosos podem precisar de uma dose significativamente menor de Benadryl – ou podem até mesmo não “poder tormar o medicamento.

Quais são os benefícios do Benadryl?

Benadryl é usado principalmente para aliviar a coceira na pele e outros sintomas de alergia em gatos. Às vezes também é usado para aliviar pequenas coceiras ou inchaços causados ​​por picadas de insetos, picadas de abelha ou após a vacinação.

Outro benefício do Benadryl é que ele é um sedativo leve. Isso é útil em viagens longas de carro ou para gatos que sofrem de enjôo ou ansiedade durante a viagem. Ajuda também a acalmá-los e evita que os gatos nervosos vomitem.

O Benadryl às vezes pode aliviar a tosse, mas isso depende do motivo pelo qual o gato está tossindo. É mais provável que Benadryl funcione em gatos com tosse seca ou congestão nasal devido a alergias, mas não em infecções pulmonares.

Você pode dar Benadryl para gatos para viagens?

Benadryl tem um leve efeito sedativo que pode ajudar um gato a se sentir mais relaxado durante a viagem. Os veterinários costumam recomendar uma dose baixa para gatos que fazem longas viagens de carro.

No entanto, pode ser perigoso dar Benadryl para gatos antes de viajar de avião. Gatos muito sedados às vezes morrem em voos longos porque há diferentes níveis de oxigênio nos aviões. 

A área de carga sob o avião está abarrotada de bagagens, e um gato fortemente sedado pode não receber oxigênio suficiente se estiver respirando muito devagar.

Se o seu gato tem problemas de vômito devido a enjôo durante a viagem, geralmente é porque ele está nervoso. 

Benadryl pode ajudar, mas você também deve considerar perguntar a um veterinário sobre um medicamento que é projetado especificamente para aliviar náuseas ou ansiedade em gatos.

Os gatos podem tomar Benadryl em caso de espirros?

O espirro é causado pela irritação dos nervos dentro dos seios da face. Assim como os humanos, os gatos espirram de vez em quando, e existem literalmente dezenas de condições diferentes que podem fazer com que um gato espirre. 

Se o seu gato espirra muito, é uma boa ideia ir ao veterinário e fazer um diagnóstico adequado. Benadryl pode ajudar seu gato a parar de espirrar se ele tiver alergias sazonais leves, mas não vai aliviar os espirros se seu gato tiver uma infecção pulmonar ou outra doença respiratória grave.

Os gatos podem tomar Benadryl para alergias?

Benadryl é prescrito para gatos que contraem alergias sazonais. Por exemplo, gatos que vivem ao ar livre podem ter alergias ao pólen. 

As alergias a pulgas também são extremamente comuns. Ao contrário dos humanos, os gatos com alergias sazonais geralmente sofrem de irritação cutânea com coceira, em vez de coriza. Sendo assim, o benadryl pode ajudar o gato a se sentir mais confortável.

Os gatos também podem ser alérgicos a coisas em seu ambiente. Um dos alérgenos mais comuns é o resíduo de sabão na roupa de cama. 

Os gatos às vezes são sensíveis a perfumes ou outros odores em casa. Se for este o caso, dar Benadryl ao seu gato aliviará temporariamente os sintomas, mas não tratará a causa subjacente. 

Você precisa primeiro descobrir o que está provocando as alergias do gato e removê-lo de sua casa ou quintal.

Os gatos podem tomar Benadryl para as pulgas?

A saliva da pulga é muito irritante para os gatos. Apenas uma picada de pulga pode desencadear uma reação alérgica na pele do felino.

Você provavelmente verá seu gato se lambendo ou se coçando muito antes de ver uma pulga. É por isso que os veterinários geralmente recomendam medicamentos contra pulgas para gatos que vivem ao ar livre. 

O veterinário também pode recomendar Benadryl para aliviar um pouco da coceira até que a medicação contra pulgas tenha o problema sob controle.

Os gatos podem tomar Benadryl para picadas de insetos?

Benadryl pode ajudar gatos com coceira leve causada por picadas de mosquitos ou picadas de abelhas. Picadas de insetos são um incômodo tanto para os gatos quanto para as pessoas. 

A pele de gato não oferece muita proteção. Como as pessoas, os gatos são vulneráveis ​​a mosquitos, pulgas, carrapatos, abelhas, vespas, vespas, ácaros e outros insetos. 

Quando um inseto pica, ele injeta saliva irritante ou veneno na pele. Alguns gatos tornam-se cada vez mais sensíveis a picadas de insetos com o tempo, resultando em uma reação alérgica.

E se meu gato estiver tendo uma reação alérgica grave?

Leve seu gato a um veterinário imediatamente se você suspeitar que ele está tendo uma reação alérgica grave. Não dê Benadryl ao seu gato para ver se os sintomas desaparecem. 

Assim como as pessoas, os gatos às vezes experimentam uma grande reação alérgica em todo o corpo conhecida como “choque anafilático” por picadas de insetos, picadas de abelhas, medicamentos, alimentos, vacinas ou outros alérgenos.

Benadryl não é poderoso o suficiente para interromper os sintomas da anafilaxia. Os sintomas geralmente aparecem em minutos e podem incluir coceira intensa, inchaço da garganta, salivação, vômito, problemas respiratórios, diarreia, urina, convulsões, gengivas pálidas, coma e até morte.

Devo ir a um veterinário antes de dar Benadryl ao meu gato?

Como acontece com qualquer novo medicamento, é melhor conversar com um veterinário para ver se Benadryl pode ser o tratamento certo para o seu gato. 

Um veterinário também se certificará de que seu gato receba a dosagem adequada de Benadryl – e garantirá que não interfira com nenhum outro medicamento que ele esteja tomando.

Um veterinário também examinará seu gato quanto a outros problemas de saúde que possam estar causando os sintomas. 

Se for esse o caso, dar Benadryl pode, na verdade, esconder um problema maior. Por exemplo, se o gato está coçando, ele pode ter ácaros ou uma infecção em vez de alergia. 

Benadryl para gatos pode aliviar temporariamente a coceira, mas não fará nada para o problema subjacente. Quando seu gato for corretamente diagnosticado, o problema de saúde pode ser muito pior – e muito mais difícil de tratar.

Quais são os riscos do Benadryl para gatos?

Benadryl nunca deve ser administrado a gatas grávidas ou amamentando. Também não é seguro dar Benadryl em combinação com medicamentos para resfriado ou sinusite que contenham difenidramina, porque isso pode resultar em uma overdose mortal.

Você também deve ter cuidado ao dar Benadryl para gatos que estão tomando sedativos, tranqüilizantes, barbitúricos ou outros medicamentos depressores do SNC (sistema nervoso central). 

Isso ocorre porque o Benadryl tem efeitos sedativos leves, portanto, combiná-lo com outros medicamentos sedativos pode resultar em uma overdose mortal também.

Como funciona o Benadryl?

Benadryl é um anti-histamínico, o que significa que ele neutraliza uma substância química no corpo chamada “histamina”, que produz os sintomas de uma reação alérgica. 

O Benadryl bloqueia os receptores H-1 nos vasos sanguíneos, o que impede a histamina de se ligar aos receptores e causar inflamação ou coceira.

Em humanos, as alergias causam inflamação dos seios da face, o que geralmente produz sintomas respiratórios, como coriza ou congestão dos seios da face. 

Em gatos, as alergias afetam principalmente a pele. Gatos com alergias geralmente apresentam inflamação da pele e coceira.

O Benadryl é seguro para gatos?

Benadryl não é aprovado pela FDA para gatos, mas os veterinários prescrevem-no em doses baixas para tratar uma variedade de problemas de saúde em gatos. 

A dose dependerá do tamanho, idade e saúde do seu gato, portanto, você deve marcar uma consulta com o seu veterinário antes de dar Benadryl ao seu gato.

Efeitos colaterais do Benadryl para gatos

Mesmo quando você segue as instruções do seu veterinário para administrar Benadryl ao seu gato, os seguintes efeitos colaterais podem ocorrer:

  • Sonolência ou sedação;
  • Hiperexcitabilidade;
  • Boca seca;
  • Diminuição da urina;
  • Vômito;
  • Diarréia;
  • Perda de apetite.

Se o seu gato sentir algum dos efeitos colaterais acima enquanto estiver tomando Benadryl, notifique o veterinário para mais instruções. 

Se muitos medicamentos forem administrados, as sobredosagens podem causar convulsões, coma, dificuldade em respirar ou até mesmo a morte. Essas complicações ilustram por que é extremamente importante seguir as instruções do seu veterinário.

Você também deve ter cuidado se o seu gato estiver tomando outros medicamentos. Certifique-se de que seu veterinário está ciente de outras drogas que seu gato está tomando, pois ele pode ter interações conhecidas com os seguintes:

  • Depressores do sistema nervoso central – usados ​​para tratar a ansiedade em gatos;
  • Amitraz – usado como método de prevenção de carrapatos;
  • Furazolidon – prescrito como um agente antibacteriano;
  • Selegilina – usada para tratar disfunção cognitiva ou senilidade;
  • Epinefrina – tratamento para anafilaxia, uma reação alérgica grave e súbita;
  • Heparina de sódio ou cálcio – usada para tratar doenças associadas à coagulação do sangue, como coagulação intravascular disseminada e doença tromboembólica;
  • Varfarina sódica – prescrita para tratar e prevenir coágulos sanguíneos.

Se você está atualmente administrando qualquer um dos itens acima ao seu gato, o veterinário deve ser capaz de sugerir outra solução para alergias em gatos. 

Como acontece com todos os medicamentos, tenha cuidado e discuta quaisquer preocupações com o seu veterinário. Isso ajudará a garantir que seu gato receba os melhores cuidados possíveis.

O que dizer ao meu veterinário antes de dar Benadryl ao meu gato?

Informe ao veterinário se o seu gato estiver tomando qualquer outro medicamento. Benadryl pode interagir com certos medicamentos e causar efeitos colaterais graves. 

Você também deve informar se o seu gato é alérgico ao Benadryl ou a qualquer outro anti-histamínico. O veterinário deve saber também se a gata está grávida ou amamentando, ou se tem problemas de saúde como glaucoma, hipertensão, doenças da próstata, doenças cardíacas, problemas urinários, distúrbios da bexiga ou hipertireoidismo.

Um gato que vive ao ar livre pode tomar Benadryl?

Benadryl pode ser perigoso para um gato que vive ao ar livre. O problema é que Benadryl fará com que o gato se sinta muito sonolento e letárgico. 

O gato também pode ficar desajeitado ou muito excitado, o que pode causar ferimentos. Gatos que vivem ao ar livre também podem ficar sonolentos demais para se defender.

Todos os tipos de Benadryl são seguros para gatos?

Alguns tipos de Benadryl (ou genéricos) contêm uma mistura de difenidramina e outros medicamentos que podem não ser seguros para gatos. Sempre verifique o rótulo antes de dar Benadryl para gatos.

Por exemplo, Benadryl® Allergy Plus Congestion contém difenidramina mais um medicamento descongestionante chamado fenilefrina. 

A fenilefrina geralmente é segura quando prescrita por um veterinário, mas em excesso pode causar efeitos colaterais graves em gatos.

Outro exemplo é o Tylenol PM®, um medicamento para resfriado e gripe que contém difenidramina (Benadryl) mais acetaminofeno (Tylenol). 

A dose tóxica de paracetamol em gatos é muito baixa – observada em apenas 10 mg/kg. Isso significa que dar ao seu gato apenas uma pílula pode ser fatal.

Percebeu como é importante ter a orientação de um Veterinário e jamais automedicar seu gato? Se você achou este artigo útil, compartilhe com outras pessoas! E aproveite a visita ao nosso blog para ler também: