Skip to content

Alimentos tóxicos para os gatos: quais você deve evitar!

alimentos tóxicos para gatos

Você quer ter certeza de que seu gato come os alimentos mais saudáveis ​​possíveis. No entanto, certas coisas podem ser perigosas para o seu gato, embora você nem imagine.

Porque, quando você pensa em uma substância tóxica, pode pensar em produtos de limpeza doméstica, mas não em comida humana comum.

A verdade é que muita coisa pode supreender você, então, este artigo pode ser muito útil. Nas próximas linhas vamos orientar você sobre os alimentos tóxicos para os gatos e ajudá-lo a garantir que seu animal de estimação permaneça seguro e saudável.

Laticínios

O clichê tradicional é um belo felino peludo de quatro patas, lambendo o leite de uma tigela minúscula, não é mesmo? Afinal, quem nunca imaginou que gato e leite são “quase feitos um para o outro”? Mas não são.

Embora isso seja algo visto em desenhos animados e filmes, laticínios não são os alimentos mais indicados para nossos gatinhos.

O que acontece é que os sistemas digestivos dos gatos NÃO estão preparados para lidar com laticínios. A lactose nos laticínios, como o leite, pode causar problemas estomacais. Então, evite laticínios como leite e queijo.

E eles parecem tão fofos lambendo o leite dos pires, não é? Mas, não arrisque a saúde deles por isso.

Álcool

Mantenha o álcool longe dos bichanos. Nossos doces amigos felinos não devem consumir qualquer tipo de álcool. 

Apenas uma lambida (ou poucas) pode ser altamente perigoso e desencadear sintomas horríveis, como irritar o estômago e desorientá-los. É especialmente tóxico porque, por serem tão pequenos, até mesmo um pouquinho de álcool pode ser fatal.

Uvas

Assim como acontece com os cães, não permita que seu gato consuma uvas ou passas. Embora os traços tóxicos estejam principalmente ligados a cães, especialistas acreditam que as evidências são fortes o suficiente para que nenhum gato deva comer uvas também.

Abacate

Para os humanos, o abacate é um superalimento. Suas gorduras saudáveis ​​são boas para eles em muitos níveis. Mas, para os gatos é uma outra história. 

Assim como os cães não podem comer abacates, os gatos também não podem. O abacate contém uma substância química chamada Persin, que é perigosa para os felinos. Ao ser consumida, ela pode induzir problemas estomacais e resultar em vômitos de gatos e diarreia em felinos.

Cebola e alho

Eles adicionam um sabor delicioso aos nossos alimentos (como ajudar a criar guacamole a partir do abacate compartilhado acima). No entanto, alho e cebola são alimentos tóxicos para gatos. 

O tiossulfato, um componente da cebola e do alho, pode induzir anemia em seu felino. Esta é outra razão para manter alimentos como guacamole longe de gatos – a maioria dos ingredientes são extremamente perigosos e podem ter alguns efeitos colaterais graves se consumidos.

Muito sal

Um pouco de sal pode ser bom, no entanto, uma quantidade muito elevada pode resultar em envenenamento por sal, o que leva a problemas neurológicos.

Cerejas

Esta deliciosa fruta de verão contém algo perigoso: cianeto. Isso pode ser uma forma de veneno para os humanos se uma quantidade alta o suficiente for consumida. 

No entanto, não é preciso tanto para cães ou gatos. É por isso que as cerejas são tóxicas para cães e gatos. O cianeto pode resultar em pupilas dilatadas, problemas respiratórios e, nas situações mais graves, choque ou morte.

Chocolate

Assim como os cães não podem comer chocolate, os gatos também não podem. O chocolate contém teobromina, um estimulante que pode causar problemas cardíacos, tremores musculares ou até convulsões felinas. Outro fator é que o chocolate contém cafeína. 

Cafeína

A cafeína é mais um dos alimentos tóxicos para gatos. Sendo assin, eles não devem ingerir cafeína, seja na forma de comida (como chocolate) ou em bebidas (como café ou chá). Este estimulante não é bom para seu sistema.

Massa

Se você já cozinhou, sabe que fazer massa leva muito tempo. Por exemplo, talvez você faça uma massa de pizza e dê tempo para que ela cresça. 

Você sai da sala para fazer algumas tarefas domésticas enquanto a massa sobe. Talvez seu gato pule no balcão e trote até a massa. Intrigado, talvez ele dê uma mordida. Isto não é bom.

A massa pode se expandir, da mesma forma que no balcão, dentro do estômago do animal. Os resultados podem ser tão extremos quanto a ruptura de seu estômago ou a ocorrência de uma condição mortal chamada inchaço em gatos. 

Se você suspeitar que isso pode ter acontecido, ligue para o seu veterinário o mais rápido possível, pois a massa está na lista dos alimentos tóxicos para gatos.

Como evitar que seu gato coma alimentos tóxicos

O ideal é, naturalmente, manter seu gato longe de plantas, produtos e alimentos tóxicos como os listados acima. Tente manter os alimentos tóxicos para gatos fora do alcance deles.

Evite servir comida humana também, mesmo como uma guloseima. É mais fácil manter seu gato seguro quando você se limita a alimentos e fórmulas feitas para gatos.

Agora, também é importante ver como seu gato reage aos alimentos em geral. Assim como os humanos podem ter alergias, os gatos também podem. 

Portanto, existem alimentos que podem não ser tóxicos para a maioria dos gatos, mas não são tão bons para os seus. Então, fique de olho e garante que seu bichano esteja em segurança.

Gostou desse artigo? Agora que você conheceu a lista de alimentos tóxicos para gatos, aproveite para ler também: