O abacaxi é uma fruta por excelência, especialmente no verão por ser refrescante. Não é segredo para ninguém que ele é uma fruta deliciosa e nutritiva para os humanos, mas gato pode comer abacaxi também e se delicionar do seu sabor? Essa fruta é segura para nossos gatinhos? A resposta é sim, mas existem algumas preocupações a serem observadas.
Para saber com mais detalhes e os cuidados ao oferecer abacaxi para gatos, continue lendo!
Índice
Os abacaxis são seguros para os gatos comerem?
Gato pode comer abacaxi, mas apenas uma pequena quantidade é recomendada. A fruta fresca é considerada um alimento integral, isento de ingredientes adicionados e de potenciais toxinas.
Embora o abacaxi não faça mal ao seu gato, é importante notar, no entanto, que o abacaxi contém uma grande quantidade de frutose e, quando comido em grandes quantidades, pode ocasionar diarreia.
De vez em quando, um pequeno pedaço de abacaxi deve servir como uma guloseima para o seu gato, mas certifique-se de monitorar a quantidade.
Como o abacaxi deve ser servido?
Certifique-se de que todo abacaxi que você servir a um gato esteja sem casca e tenha uma polpa interna macia e lisa, sem sementes ou escamas que possam causar risco de asfixia. Corte o abacaxi em pedaços bem pequenos, e nunca sirva mais do que 1-2 pedaços de cada vez.
Ao apresentar o abacaxi ao seu gato pela primeira vez, preste atenção em sinais de alergia ou problemas digestivos como vômitos ou diarreia.
Quais benefícios desta fruta para o gato?
Sabemos que gato pode comer abacaxi, mas quais os benefícios desta fruta para ele?
Embora os gatos sejam carnívoros por excelência, existem alguns benefícios nutricionais que eles podem obter com o abacaxi. Lembre-se de que o abacaxi não deve ser usado como substituto de sua alimentação normal.
Ao consumir abacaxi, os gatos podem obter os seguintes nutrientes do abacaxi:
- Manganês (isso ajuda os gatos a usar melhor os carboidratos e proteínas em sua dieta);
- Folato;
- Cobre;
- Fibra;
- Vitamina B6;
- Água (sempre uma coisa boa, já que os gatos não bebem muita água por conta própria).
O abacaxi é uma boa maneira de ajudar o sistema digestivo de um gato a funcionar se ele estiver com prisão de ventre. Inclusive, alguns gatos também podem gostar da textura do abacaxi.
Folhas de abacaxi também são populares com alguns gatos – não para comer, mas porque a textura de borracha é boa para eles mastigarem.
Se você notar que seu gato está mastigando as folhas, não precisa se preocupar com a possibilidade de ele ficar doente, mas as folhas contêm uma seiva que pode causar uma reação alérgica.
Você também deve supervisionar o seu gato para se certificar de que ele não morde um pedaço e se engasga com ele. Provavelmente, é melhor tentar distrair seu gato das folhas e, ao preparar o abacaxi, jogue as folhas fora imediatamente.
Afinal, gato pode comer abacaxi?
A resposta curta é sim, em geral, gato pode comer abacaxi, embora frutas não seja alimentação principal para ele. Sirva-as como petiscos e com muita moderação.
Além disso, o gato deve comer o abacaxi em pequenas quantidades e apenas de vez em quando. É provável que a maioria dos gatos nem se interesse pela fruta, mas se desejarem, eles podem comer sim.
No entanto, você também deve se certificar de que seu gato coma apenas a fruta, e jamais a casca ou as folhas. Além disso, cuide para que todos os pedaços sejam pequenos o suficiente para seu gatinho não correr risco de asfixia.
Conclusão
Quando servido fresco, descascado e em pequenas quantidades, o abacaxi pode ser uma boa guloseima para o seu gato comer de vez em quando.
É sempre importante monitorar o comportamento do seu animal ao introduzir um novo alimento em sua dieta. Se você notar um comportamento incomum, vômito ou diarreia, procure serviços veterinários imediatamente.
Sempre verifique com seu veterinário antes de mudar a dieta, a medicação ou as rotinas de atividade física de seu animal de estimação. Esta informação não substitui a opinião de um veterinário.
E então, tirou sua dúvida se gato pode comer abacaxi? Esperamos que este artigo tenha ajudado e, se achar que pode interessar a alguém, compartilhe agora mesmo!
Leia também: