O Devon Rex irá capturar sua atenção com seus olhos grandes e orelhas triangulares, mas irá roubar seu coração com suas travessuras lúdicas e natureza sociável.
Além de seus traços faciais marcantes, esses pequenos felinos apresentam uma pelagem fina e ondulada que vem em uma ampla gama de cores e padrões. Saindo de uma mutação natural no início dos anos 1960, esses gatos foram descritos como de outro mundo, tanto por sua aparência quanto por suas travessuras.
Se está interessado em saber mais sobre essa raça, continue lendo!
Índice
História do Devon Rex
É amplamente aceito que esta raça de gato tem suas origens na região de Devonshire, na Inglaterra, em 1960. Uma gata doméstica de pêlo curto acasalou com um gato vadio com uma ondulação peculiar em sua pelagem.
A ninhada resultante produziu um gatinho de pêlo encaracolado que foi imediatamente notado por seu pelo único e chamado Kirlee.
Acreditando que o gato compartilhava um gene de pelo encaracolado comum com a raça de gatos Cornish Rex, Kirlee foi cruzada com gatas Cornish Rex fêmeas em um esforço para produzir gatinhos compartilhando as mesmas qualidades de pelagem da raça Cornish Rex.
No entanto, as ninhadas produziram apenas gatinhos com pelagem reta. Mais tarde, foi descoberto que outra mutação genética é responsável pela pelagem ondulada única e orelhas triangulares baixas, tornando o Devon Rex uma raça própria.
Um programa de reprodução mais bem-sucedido foi desenvolvido para preservar a mutação natural carregada por Kirlee.
Em 1968, o primeiro gato Devon Rex foi importado para os Estados Unidos e em 1979 a raça recebeu o reconhecimento oficial da Cat Fanciers Association.
O Devon Rex até causou um impacto na cultura pop. Rumores dizem que o diretor Steven Spielberg foi inspirado a criar personagens de filmes de outro mundo como ET e Yoda baseados em seu animal de estimação pessoal, um gato Devon Rex.
Hoje, o Devon Rex está disponível em criadores de renome em todo o país. No entanto, a raça ainda é incomum o suficiente para virar cabeças e é uma escolha única para um membro da família felina.
Cuidados
Esteja preparado para dar um pouco de amor a este gato. O Devon Rex é um gato sociável que fica mais feliz na companhia de humanos ou outros animais.
Embora não sejam tão vocais quanto algumas raças, esses gatos definitivamente serão vistos e ouvidos com uma personalidade ativa e comportamento vocal para chamar sua atenção – e talvez um deleite.
O Devon Rex requer o mínimo de cuidados humanos. Uma vez que a pelagem da raça tem apenas pêlos esparsos que são propensos a quebrar, é melhor evitar escovar o gato.
Em vez disso, você pode limpar suavemente o pelo do seu gato com um pano úmido semanalmente. A limpeza excessiva feita por você – ou seu gato – pode causar manchas carecas.
No entanto, não pense que esses gatos são muito frágeis. Em vez disso, você descobrirá que um Devon Rex saudável tem um corpo magro e musculoso com pernas longas e atléticas.
A pelagem curta e as características proeminentes fazem o pescoço e o peito parecerem ossudos, mas este gato é um saltador poderoso e irá mantê-lo na ponta dos pés.
Uma coisa para ficar de olho é o acúmulo de cera de ouvido. Você pode precisar limpar regularmente o interior das orelhas do seu gato para garantir que o acúmulo de cera não seja impactado ou comece a abrigar sujeira e bactérias.
Personalidade do Devon Rex
Suas personalidades extrovertidas os tornam hábeis em aprender truques , mas sua natureza um tanto indisciplinada pode tornar difícil canalizar sua energia.
Paciência e persistência são necessárias, mas a recompensa é um gato bem treinado, capaz de realizar truques divertidos.
Experimente o treinamento com clicker para ensinar seu gato a sentar, sacudir e muito mais. Este treinamento pode fortalecer o vínculo entre você e seu gato, enquanto fornece o estímulo mental muito necessário para esta raça inteligente.
Forneça muitos brinquedos e poleiros adequados e postes de escalada para o seu gato desfrutar. Esta raça é especialmente conhecida por procurar locais elevados durante a hora de brincar ou de descanso, então leve isso em consideração ao preparar sua casa para um Devon Rex.
Com uma pelagem fina, quase nua, às vezes, esses gatos gostam de se aninhar com você ou outro amigo felino. Eles são particularmente sociáveis com outros animais.
Então quando devidamente apresentados e socializados, não é surpresa vê-los se aconchegando com outros animais domésticos, incluindo cães.
Quer você tenha outros animais de estimação ou não, certifique-se de fornecer uma cama macia onde o seu Devon Rex possa encontrar um local confortável para se manter aquecido.
Problemas Comuns de Saúde
Embora esta raça não seja conhecida por problemas de saúde excessivos, existem várias condições para as quais você precisa estar alerta. O Devon Rex às vezes sofre de luxação patelar (patelas escorregadas) e displasia do quadril.
Outras condições genéticas também incluem a miopatia de Devon Rex. Esta é uma doença hereditária que geralmente produz sintomas entre as 3 semanas e os 6 meses de idade.
Envolve fraqueza muscular, geralmente afetando os músculos da cabeça e do pescoço. Um teste genético foi desenvolvido para identificar se um gato carrega o defeito genético responsável pela doença.
Devido ao pelo curto e pelagem fina da raça, o Devon Rex é mais facilmente afetado por condições climáticas extremas.
Tome cuidado para minimizar a exposição do seu gato à luz solar direta para evitar queimaduras solares. Esses gatos também precisam ser protegidos do frio.
Por essas razões, os gatos Devon Rex prosperam melhor quando mantidos como animais de estimação dentro de casa.
Dieta e Nutrição
Muitos proprietários de um Devon Rex dirão que esses gatos são entusiastas da comida. Não deixe que a comida humana se torne a base da dieta do seu felino.
Em vez disso, certifique-se de alimentar com comida de gato de qualidade para um controle de peso eficaz e saúde contínua.
Além disso, é muito importante que você não alimente demais seu gato.
O Devon Rex é conhecido por fazer um grande esforço para roubar um sanduíche do balcão ou persegui-lo para dar uma mordida em seu jantar, semelhante ao comportamento de mendigar exibido por muitos cães. Evite ceder aos esforços persistentes do gato e só ofereça guloseimas com moderação.
E então, o que achou desta raça? Deixe seu comentário e leia também outros artigos em nosso bog: