Skip to content

10 Raças de gatos hipoalergênicos

Se você adora gatos, mas tem alergia moderada a gatos, ainda pode ser possível ter um m sua casa se você tiver um dos gatos hipoalergênicos.

Embora nenhuma raça de gato seja cientificamente hipoalergênica, relatos anedóticos afirmam que algumas raças podem ser menos propensas a desencadear alergias. 

Isso é potencialmente devido ao seu nível de liberação de pelos ou porque eles produzem menos da proteína Fel d 1, um alérgeno comum. 

As raças de gatos supostamente boas para alérgicos variam em aparência e temperamento. Algumas são raças relacionadas, enquanto outras são mais exclusivas.

 Além disso, é importante observar que os gatos individuais dentro dessas raças ainda podem desencadear alergias, pois cada gato terá alérgenos ligeiramente diferentes.

Aqui estão 10 raças de gatos hipoalergênicos (ou pelo menos que sejam perto disso) que podem funcionar para pessoas com alergias.

Atenção: A maioria das pessoas com alergia a gatos não é alérgica à pele de gato, mas sim às proteínas de sua saliva, urina e pêlos (flocos de pele). A limpeza consistente das áreas da casa onde o gato passa muito tempo pode ajudar a reduzir alguns desses alérgenos.

Balinês

O primeiro da lista da gatos hipoalergênicos é o balinês, que é quase idêntico à raça do gato siamês, exceto por sua longa pelagem e cauda cheia de plumas. 

Apesar do comprimento da pelagem, a raça afetuosa e ativa é conhecida por ser de porte baixo e necessita apenas de uma escovação semanal. Esses gatos também podem ter menos proteína Fel d 1, que causa alergia, do que muitos outros gatos.

Saiba mais sobre a raça: Gato Balinês: conheça o perfil da raça

Cornish Rex

gatos hipoalergênicos

Algumas pessoas acreditam que a pelagem curta e ondulada do Cornish Rex não tende a verter tanto pelos quanto os gatos de pelo comprido ou gatos com pelagem densa. 

Os gatos Rex têm apenas um subpelo fino e nenhum sobretudo. Esses gatos são geralmente muito inteligentes e ativos e adoram ser o centro das atenções.

Saiba mais sobre a raça: Gato Cornish Rex: o melhor guia da raça

Devon Rex

Outra raça que compõe a lista de gatos hipoalergênicos é o Cornish Rex. Algumas pessoas também recomendam o Devon Rex como uma das melhores raças de gatos para pessoas com alergias. 

Sua pelagem ondulada não tende a se desprender muito, o que minimiza a propagação de pelos e outros alérgenos em sua casa. Esses gatos são extrovertidos e brincalhões e preferem se envolver no que seus humanos estão fazendo.

Saiba mais sobre a raça: Gato Devon Rex: o melhor guia da raça

Javanês

Gatos hipoalergênicos

O javanês resultou de um cruzamento com um balinês e um pelo curto colorpoint, criando um gato parecido com o siamês com cabelos longos e uma gama de cores de pelagem mais ampla. 

Estes gatos não têm subpelo, o que significa que não despem muito e só precisam de uma escovagem semanal. Assim, eles espalham menos alérgenos, o que pode funcionar para pessoas com alergia leve a gatos.

Oriental

O Oriental é um cruzamento de várias raças de gatos, incluindo o shorthair americano, Abyssinian e Siamese. Esses gatos atléticos, brincalhões e inteligentes são criadores de redução moderada que requerem escovação algumas vezes por semana. 

Esfregá-los com um pano úmido também pode ajudar a remover pelos mortos e pelos para minimizar os alérgenos. 

Azul Russo

Gatos hipoalergênicos

O azul russo é geralmente uma raça de gato de temperamento equilibrado que, anedoticamente, é bom para pessoas com alergia leve a gatos. 

Seu pelo de pelúcia e cintilante tem um pouco de queda e normalmente requer apenas escovação semanal. Na verdade, esses gatos quietos e gentis costumam adorar sentar-se com seus humanos favoritos para serem escovados.

Selkirk Rex

Enquanto o Cornish Rex e o Devon Rex são tipicamente gatos de alta energia, o Selkirk Rex é muito mais descontraído. 

Mas, como os outros gatos Rex, esta raça também tem uma pelagem ondulada que cai muito pouco. Escovar pelo menos algumas vezes por semana é ideal para remover pelos mortos e emaranhados, bem como para limitar sua capacidade de espalhar alérgenos.

Siamês

O popular siamês também é considerado uma raça de gatos com baixo teor de alérgenos, embora não haja nenhuma evidência científica definitiva a esse respeito. 

Esses gatos curiosos exibem uma pelagem de baixa manutenção que não solta muito e só precisa ser escovada semanalmente. 

Mas eles geralmente adoram estar perto de seus humanos favoritos tanto quanto possível, o que pode provocar alergias em algumas pessoas.

Siberiano

A alegação do gato siberiano no departamento de alergia deriva da crença de que esta raça produz relativamente pouco do alérgeno Fel d 1 em comparação com outros gatos. 

No entanto, ainda há poucas provas científicas disso. Esses gatos têm pêlos muito grossos, embora não tendam a emaranhar-se. A escovação semanal geralmente é tudo de que precisam.

Sphynx

gatos hipoalergênicos

Embora os gatos Sphynx sejam comumente descritos como “sem pelos”, eles têm uma penugem fina e fofa que parece quase camurça quando acariciada. 

Como todas as raças de gatos, os gatos Sphynx produzem caspa. Mas se banhado com frequência – o que o gato precisa de qualquer maneira para remover o excesso de óleo de sua pele – a presença da caspa pode ser minimizada.

Raças a serem evitadas

As raças de gatos de grande porte tendem a ser piores para pessoas com alergias, porque os alérgenos ficam presos em suas pelagens e se espalham onde quer que percam o pelo. 

Alguns dessas ração são: o persa, Maine coon, gato da floresta norueguês , Himalaia, Manx e Cymric. 

E então, o que achou das nossas dicas de raças de gatos hipoalergênicos? Deixe um comentário se tiver alguma dúvida!