A raça balinês é conhecida por sua inteligência, natureza amigável, curiosa e brincalhona e por sua beleza impressionante. Eles também costumam ser vocais e bastante exigentes. A raça surgiu como resultado de uma mutação genética espontânea em siameses de raça pura que fez com que os gatos desenvolvessem um tipo de pelagem mais longa.
Índice
História do Balinês
O balinês não tem qualquer ligação com a Indonésia (seus parentes siameses são na verdade originários da Tailândia). O nome foi criado porque os criadores pensaram que a graça e a elegância do gato espelhavam as dos dançarinos nos Templos de Bali.
A raça não tem uma longa história. Eles foram introduzidos pela primeira vez na década de 1940 na América, depois que gatinhos siameses de pêlo comprido apareceram em uma ninhada. Essa mutação espontânea fez com que os criadores se esforçassem para cultivar mais dessa variedade, e o primeiro programa de melhoramento balinês foi introduzido na década de 1950.
Embora algumas pessoas possam simplesmente ver o balinês como uma variedade de pêlo comprido do gato siamês, isso causou alvoroço entre os puristas e é uma das razões pelas quais eles não são mais chamados de “siameses de pêlo comprido” nos círculos de reprodução.
Comportamento e curiosidades
O Balinês é geralmente um gato de tamanho médio muito ativo, inteligente, afetuoso e particularmente social. Eles gostam de brincar e são muito curiosos, por isso é importante que você tenha muitos brinquedos, postes de arranhar e ideias de enriquecimento prontos para mantê-los entretidos e estimulados.
Suas personalidades inteligentes significam que eles podem ser treinados mais facilmente do que muitas outras raças usando métodos de reforço positivo. Embora sejam inteligentes e graciosos, às vezes ainda são chamados de palhaços por causa de suas travessuras bobas e divertidas.
Eles também anseiam por companhia. Eles não são gatos que se adaptariam a serem deixados sozinhos por longos períodos de cada vez, e isso poderia resultar em eles ficarem angustiados e possivelmente exibindo um comportamento destrutivo.
Com apresentações adequadas, eles são uma raça que pode viver bem ao lado de crianças, cães e outros animais de estimação. Eles costumam ser uma escolha popular como um gato de família.
Como muitos gatos, eles gostam de encontrar pontos de observação elevados, portanto, certifique-se de manter as superfícies limpas e forneça-lhes locais adequados para “esconder-se” para permitir-lhes paz, caso desejem. Isso pode evitar que suas cortinas sejam arruinadas e seus itens frágeis sejam quebrados.
Se você gosta de uma casa tranquila, o balinês pode não ser o gato para você; eles são conhecidos por serem particularmente vocais e gostam de conversar com seus donos, muitas vezes exigindo atenção. Eles são geralmente aceitos como sendo um pouco mais silenciosos do que um siamês normal.
Leia também: 10 raças de gatos mais inteligentes
O gato balinês têm uma pelagem sedosa de comprimento médio e, embora mudem sazonalmente, sua pelagem não requer muita manutenção. Eles não têm subpêlo e isso significa que não são tão propensos a se enredar ou se enroscar. Uma boa escovagem de qualquer cabelo solto e morto cerca de uma vez por semana deve ser o suficiente para manter o pêlo em boas condições.
A raça vem em uma variedade de cores diferentes. O corpo principal da pelagem é geralmente de um branco cremoso, mas eles têm pontos de cores distintos que são encontrados no rosto, orelhas, cauda cheia e pernas. Os mais comuns são foca, chocolate, azul e lilás, e esses são os quatro que são reconhecidos como padrões oficiais aceitáveis da raça. Eles também podem vir em pontos de cor vermelha, lince e tartaruga.
Com seus olhos azuis brilhantes, orelhas grandes, cauda emplumada impressionante e físico musculoso, eles são uma criatura incrivelmente bela e atlética. Suas orelhas grandes podem precisar de um pouco mais de atenção na limpeza do que alguns gatos.
Alguns amantes de balineses afirmam que eles são uma raça hipoalergênica, mas não há base científica por trás disso. O fato de os balineses não terem subpêlo significa que eles soltam menos e isso poderia minimizar uma potencial reação alérgica, mas certamente não é uma garantia.
Problemas comuns de Saúde
Embora sejam geralmente uma raça saudável, o gato balinês pode desenvolver algumas das mesmas condições hereditárias que os siameses. Um bom criador fará exames de saúde rigorosos para minimizar quaisquer problemas de desenvolvimento.
Algumas das condições que podem incluir:
- Problemas oculares (a atrofia progressiva da retina é uma das condições de saúde mais comuns observadas em balineses. Eles também podem ter tendência a estrabismo (embora isso tenha sido quase todo eliminado) e desenvolver glaucoma);
- Amiloidose hepática (envolve proteínas amilóides sendo depositadas no fígado, e isso reduz a função e pode levar à insuficiência hepática);
- Problemas respiratórios (mais comumente asma ou doenças / infecções brônquicas);
- Problemas neurológicos (síndrome de hiperestesia que causa limpeza e lambidas excessivas e nistagmo que resulta em movimento rápido dos olhos);
- Problemas cardíacos (incluindo cardiomiopatia dilatada).
Dieta e Nutrição
Os balineses, como qualquer gato, devem ser alimentados com uma dieta de alta qualidade com controle adequado das porções para evitar problemas de saúde relacionados ao peso.
Eles são conhecidos por serem exigentes, então você pode descobrir que eles são mais inclinados a comer uma dieta úmida do que ração seca. Se estiverem em uma dieta úmida, podem precisar de um regime de higiene dental mais regular para evitar que desenvolvam doenças gengivais.
Prós
- Os balineses são animais de estimação amigáveis, brincalhões e familiares que prosperam na companhia.
- Sua linda pelagem não requer muita manutenção.
- Eles são muito espertos e são mais treináveis do que muitas raças.
Contras
- Eles podem ser muito vocais e sua tagarelice constante pode incomodar algumas pessoas.
- Eles não são adequados para serem deixados por longos períodos por conta própria.
- Os seus níveis de inteligência e atividade significam que precisam de muito estímulo e envolvimento para evitar que recorram a comportamentos destrutivos.
Esse é o gato balinês. E então, o que achou da raça? Conta pra gente nos comentários!