As importantíssimas primeiras seis semanas na vida de um gato contribuirão muito para determinar sua personalidade e caráter pelo resto de sua vida. Além disso, este período é extremamente importante para o desenvolvimento do gato.
Gatinhos muito jovens são suscetíveis a várias ameaças graves, como pulgas e infecções respiratórias superiores (URI), que quando combinadas com outros problemas podem levar à síncope do desmaio em gatos (FKS), uma condição séria e frequentemente fatal.
FKS é mais freqüentemente encontrado com ninhadas de gatos selvagens, então se você estiver em uma situação de adoção, esses gatinhos devem ser mantidos longe de outros gatos na casa até que todos tenham sido verificados para evitar doenças transmissíveis.
Os gatinhos provavelmente nunca mais crescerão no ritmo notável que alcançaram durante este período, e ver as mudanças em seu desenvolvimento de semana para semana é uma experiência incrível.
Neste post, vamos mostrar como se dá o desenvolvimento do gato nas seis primeiras semanas. Fique de olho para que você possa oferecer as melhores condições para eles neste período tão importante!
Semana 1
Na primeira semana de desenvolvimento do gato, o recém-nascido é uma pequena fábrica de processamento de alimentos. Aqui está o que voce pode esperar:
- O gatinho se concentrará na alimentação e no crescimento. Ele vai dobrar seu peso ao nascer nesta primeira semana.
- Outras mudanças físicas estão ocorrendo e se tornarão mais evidentes em breve.
Semana 2
Na segunda semana de desenvolvimento do gato, ele continuará crescendo em um ritmo surpreendente, pelo menos 10 gramas por dia. Outros mudanças também ocorrem, como:
- Seus olhos começarão a abrir e ficarão completamente abertos aos 9 a 14 dias de idade. Os olhos de todos os gatinhos são azuis e assim permanecerão por várias semanas. A visão ficará embaçada no início. Como as pupilas de um gato não dilatam e nem se contraem facilmente, proteja-o das luzes fortes.
- O olfato do gatinho está se desenvolvendo e ele até chiará com odores desconhecidos.
- Você pode ser capaz de determinar o sexo deles neste momento. Não tenha tanta certeza; até mesmo os veterinários às vezes cometem erros tão cedo.
Semana 3
Na terceira semana de desenvolvimento do fato, ele passa por várias mudanças, veja as principais:
- Os canais auditivos estarão completamente abertos.
- Eles podem eliminar voluntariamente agora, à medida que o sistema digestivo está se desenvolvendo.
- Eles vão começar a se socializar uns com os outros e com as pessoas e vão querer explorar um pouco os arredores.
Semana 4
Chegamos à quarta semana, ou seja, cerca de um mês. Neste período, o gatinho apresenta estas características:
- A percepção de profundidade se desenvolveu.
- O sentido do olfato está totalmente desenvolvido.
- Os dentes de leite começarão a aparecer.
- Estão aprendendo a andar sem tropeçar.
- Eles irão interagir mais com seus irmãos de ninhada, até o ponto de formar “alianças” que podem ou não ser baseadas no gênero.
Semana 5
Na quinta semana de desenvolvimento do gato, ou seja, já depois de um mês, o gatinho se gradua para novas experiências;
- Neste período, ele podem ser apresentados à comida enlatada. Selecione uma marca de qualidade de comida enlatada para gatos com uma determinada fonte de carne como o primeiro ingrediente (frango é bom). Muitos criadores e salvadores têm alimentado a mãe gata com essa comida, e os filhotes rapidamente se acomodam a comer o que a mãe come.
- Os gatinhos também podem ser treinados para a caixa de areia agora. Eles precisam de uma caixa menor e separada, que seja de fácil acesso e saída, com apenas uma ou duas polegadas de cama.
- Assim como os bebês humanos experimentam provando tudo, o mesmo acontecerá com os gatinhos. Evite a ingestão de substâncias nocivas usando lixo natural, como milho, papel ou aparas de madeira. Nunca use areia de argila aglomerada.
Semana 6
FInalmente, chegamos à sexta semana de desenvolvimento do gato. Neste momento, socializar um gatinho nessa idade fará toda a diferença no mundo em sua personalidade e na interação com os humanos como gatos adultos. Aqui estão alguns marcos importantes na sexta semana:
- Os gatinhos podem correr, atacar, pular e se divertir e se divertir com seus observadores humanos infinitamente. Com a mesma rapidez, eles podem adormecer ao cair de um chapéu (crescer é um trabalho árduo), por isso tome cuidado para não deixá-los se cansar.
- Os gatinhos seguirão o exemplo de sua gata na socialização com os humanos. Se ela tem um relacionamento confortável com os humanos em sua vida, seus gatinhos também terão. No entanto, se os eles não estiverem acostumados com o manejo humano em seis semanas, será um processo longo e lento treiná-los mais tarde e, como um adulto, tal gato pode nunca ser um “gato de colo”.
Os gatinhos devem aprender nesta idade que as mãos não são para brincar – e sim que elas são para segurar, acariciar e alimentar. Um dos melhores “brinquedos” para ensinar esta lição é um canudo de plástico.
Você pode arrastá-lo pelo chão e observar o gatinho persegui-lo, então mexer um pouco e permitir que ele pule nele e “capture-o”.
O bebê pode orgulhosamente ostentar seu prêmio antes de se acomodar para mordê-lo. O plástico é agradável e crocante e também ajuda na dentição.
Gatinhos bem socializados e completamente desmamados podem estar prontos para seus novos lares para sempre em apenas algumas semanas.
Se você está esperando que seus gatinhos tenham idade suficiente para adotar, você provavelmente já deve estar muito animado. Paciência, no entanto. Lembre-se: “Todas as coisas boas vêm para aqueles que esperam.“
E então, o que achou do nosso texto sobre o desenvolvimento do gato nas suas seis primeiras semanas? Conte pra gente nos comentários! E qualquer dúvida, não deixe de perguntar.
Leia também: