Pulgas e carrapatos são parasitas que atacam animais de estimação e, dentre eles, nossos amados gatinhos. Infelizmente, esses parasitas afetam a saúde e o bem-estar de nossos companheiros peludos. É quando eles vão precisar de antipulgas para gatos!
Nesse artigo, vamos falar sobre como combater esses parasitas, ou seja, apresentar os melhores antipulgas para gatos.
Ficou interessado? Então, continue a leitura!
Índice
Doenças causadas por pulgas e carrapatos
Muita gente não sabe, mas os gatinhos também estão correndo risco de contrair doenças causadas por parasitas como pulgas e carrapatos. Dentre elas, veja as mais comuns:
Dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP)
A saliva da pulga causa alergias cutâneas graves ao seu gato. Isso resulta em coceira intensa, perda de pelo e erupções cutâneas que podem levar ao sangramento se a coceira for persistente.
Ela afeta especialmente animais (cães e gatos) que já apresentam outros problemas de pele, como a dermatite atópica. Além disso, os animais com mais de um ano de idade também são aqueles mais afetados.
Doença transmitida por carrapato
A picada de carrapato pode transmitir ao seu gato várias doenças, como doença de Lyme, babesiose, tularemia e febre maculosa das montanhas rochosas. Os sintomas de doenças transmitidas por carrapatos incluem fraqueza, perda de apetite, perda de peso e letargia.
Tênias
Os gatos também são propensos a infecções internas, como tênias. Eles pegam tênias ao ingerir uma pulga infectada com tênia.
Anemia
Pulgas e carrapatos podem causar anemia. Os glóbulos vermelhos não são desenvolvidos em gatinhos, portanto, a perda excessiva de sangue em gatos que sofrem de picadas de pulgas e carrapatos resulta em anemia.
Tularemia
Embora seja rara, é encontrada em gatos e é causada por um tipo de bactéria. Os sintomas incluem abcessos, perda de apetite e aumento dos gânglios linfáticos.
Tipos de antipulgas para gatos
Agora que você já sabe que não só os cachorro devem se proteger de pulgas e carrapatos, veja o que é possível utilizar para combater e prevenir esses parasitas no seu bichano.
Existem vários tratamentos antipulgas disponíveis para gatos e que também combatem carrapatos nos bichanos. Veterinários em todo o país preferem diferentes tipos de remédios para conter as infestações. Veja alguns deles:
Comprimidos orais e mastigáveis
É um dos antipulgas para gatos preferidos entre os pais de animais de estimação em todo o país. Se o seu gato se recusar a tomar esses comprimidos diretamente pela boca, existem aqueles que são mastigáveis também. Isso facilita bastante, pois você pode esmagar e colocar junto com a comida.
Tratamentos Spot-On
São soluções tópicas líquidas fáceis de usar que precisam ser aplicadas na pele do gato, entre as omoplatas na base do pescoço.
O líquido medicamentoso se espalha rapidamente pela pele e pelo pelo. O produto está disponível em embalagens plásticas na forma de pipetas ou frascos.
Recomenda-se não dar banho em seu animal 24 horas antes e depois dos tratamentos in loco para obter os melhores resultados.
Coleiras
É o tratamento contra pulgas e carrapatos mais rápido e sem problemas para o seu gato. Devido à sua eficácia durável, pode ser um remédio ideal se ele não estiver sofrendo de uma doença existente.
Como essas coleiras funcionam? O ingrediente químico das coleiras é absorvido pelas glândulas sebáceas e se espalha pela pele do gato.
Em contraste, os coleiras repelentes ejetam um certo gás que evita que pulgas e carrapatos mordam o hospedeiro.
As coleiras antipulgas matam os parasitas antes de picarem o hospedeiro. Isso significa que as as pulgas e os carrapatos não precisam morder o animal para serem mortos.
Shampoo
Essencialmente, os shampoos contra pulgas e carrapatos eliminam os parasitas que já estão no corpo do seu animal de estimação.
Deve ser usado em combinação com bastante água na pelagem do seu gato. Massageie a pelagem do seu gato suavemente usando o líquido até que a pelagem esteja completamente coberta. Enxágue e seque após massagear por alguns minutos.
Antipulgas para gatos mais vendidos
Existem alternativas suficientes para criar uma dúvida na mente dos amantes de gatos no que diz respeito ao tratamento de pulgas e carrapatos nos seus bichinhos.
É difícil concluir qual tratamento é o melhor para seu gato, pois o resultado final de um tratamento depende de várias circunstâncias, como raça, composição química do tratamento, clima, taxa de infestação e assim por diante.
Aqui está nossa escolha dos cinco tratamentos preferidos e mais vendidos contra pulgas e carrapatos para gatos:
Bravecto Transdermal
O Bravecto Transdermal para gatos um poderoso tratamento para pulgas e carrapatos em gatos. É a primeira escolha de muitos pais de gatinhos. Ele é indicado para o tratamento de infestações causadas por pulgas em gatos, proporcionando 12 semanas de proteção.
Principais benefícios :
- Fórmula de longa duração oferece proteção consistente por 3 meses.
- Mata todas as pulgas existentes no prazo de 12 horas após a aplicação e destrói as pulgas recém-emergidas antes que ponham os ovos.
- Quebra o ciclo de vida da pulga.
- Oferece proteção contra carrapatos paralíticos por 12 semanas.
- É seguro usar em gatos a partir das 11 semanas de idade e com mais de 1,2 kg de peso corporal.
Comfortis
O antipulgas para gatos Comfortis é um medicamento oral é indicados para quem quer prevenir e tratar infestações de pulgas. Sua ação permanece por 30 dias.
O Comfortis é indicado para o tratamento, prevenção e controle de infestações por pulgas (Ctenocephalides felis ) em gatos. Ele contém uma substância química chamada spinosad em um comprimido mastigável com sabor de carne.
Atenção: gatos com menos de 14 semanas de vida não devem utilizar, assim como é exigida cautela com lactantes e gestantes. Não utilizar também em animais com histórico de epilepsia e nem junto com ivermectina.
Principais benefícios :
- Tratamento mensal fácil de usar.
- Começa a matar 30 minutos após a ingestão (proteção residual).
- Destrói 100% das pulgas em 4 horas após a administração.
- Previne a dermatite alérgica a picada de pulgas (DAPP).
- É seguro usar em gatinhos de 14 semanas ou mais.
Revolution
Desenvolvido por um empresa líder no mercado de animais – a Zoetis – o Revolution 6% é um medicamento para cães e gatos que tem a Selamectina como princípio ativo. Em formato de pipeta, ou seja, com via de administração na pele, sua eficácia dura até 30 dias.
Principais benefícios :
- Mata e previne pulgas adultas, ovos de pulgas e larvas.
- Previne vermes em gatos.
- Trata e controla vermes gastrointestinais, como lombrigas e ancilostomídeos.
- Muito utilizado no tratamento da sarna sarcóptica.
- É seguro usar em gatos com 8 semanas de idade ou mais.
Coleira Seresto
Se o seu gato é exigente quanto a tomar comprimidos ou receber tratamentos tópicos, uma coleira antipulgas é uma alternativa fácil que pode ser igualmente eficaz. Nossa principal escolha é esta coleira da Bayer, que é eficaz por oito meses completos e oferece proteção contínua contra pulgas e carrapatos.
Os princípios ativos da coleira são liberados em baixas concentrações, protegendo o seu gato e matando as pulgas em contato com a pele. A formulação é inodora e não gordurosa, além de ser eficaz contra ovos e larvas de pulgas, evitando infestações antes que aconteçam.
Principais benefícios :
- Oferece proteção contra pulgas e carrapatos paralíticos por 8 meses.
- Mata 98% das pulgas em 24 horas.
- Trata e controla a dermatite alérgica a pulgas.
- Mata as pulgas assim que entram em contato com a pele do gato para que as pulgas não precisem morder o animal para serem mortas.
- Inodoro cabe facilmente em gatos e ajustável para gatos em crescimento.
- É seguro usar em gatinhos com mais de 10 semanas de idade.
Leia também: Coleira Seresto para gatos: visão geral, dosagem e efeitos colaterais
Advocate
Advocate é eficaz não apenas contra pulgas, mas também contra piolhos, sarnas e vermes. Seus princípios ativos são Imidacloprida e Moxidectina. Além disso, vem em duas apresentações conforme o tamanho do animal.
Principais benefícios;
- Trate efetivamente as pulgas por um mês.
- Previne infecções por dirofilariose causadas por Dirofilaria immitis.
- Trata vermes internos, como vermes e lombrigas.
- Controla ácaros da orelha e sarna.
- É seguro usar em gatinhos com 1 kg de peso corporal e gatos de 9 semanas e mais velhos.
Para concluir, independente do tipo de produto que você usa no seu gato, é recomendável não usar produtos para cães em felinos, pois eles podem causar doenças graves ao seu gatinhos. Na verdade, pode ser fatal em alguns casos. Consulte o rótulo do produto antes de usar qualquer produto.
Bom, agora que você tem as melhores opções de antipulgas para gatos que vão ajudar a prevenir e combater pulgas e carrapatos, fala pra gente se você já usa algum desses e deixe sua opinião nos comentários!